Como gerir suas finanças

Analisando o comportamento das pessoas no processo de gestão financeira identificamos quatro tipologias que  auxiliam a auto avaliação de como gerir as finanças. Os perfis apresentados não espelham todas as possibilidade de combinação, mas retratam de forma sintética os quatro tipos mais representativos de comportamentos observados.

Esses modelo são apresentados como alternativa didática para que as pessoas possam se autodiagnósticar e desenvolver comportamentos que proporcionem resultados que atendam suas expectativas.

Este quatro compara o comportamento do gestor quando utiliza e ganha dinheiro combinando quatro comportamentos básicos: Saber ganhar e não saber ganhar; saber utilizar e não saber utilizar. Essas combinações geram os perfis: Acomodado, utilizador, seguro e investidor. Vejamos a descrição de cada um desses perfis.

Acomodado – Quando combinamos os comportamentos de não saber utilizar e nem saber ganhar dinheiro identificamos o tipo “acomodado”.As pessoas que se enquadram nesse perfil são mais introvertidas e geralmente vivem presas ao passado. Apresentam baixo nível de ambição e exigência. Contentam-se com pouco e quando podem vivem à custa dos outros (principalmente dos pais). Não se importam com o que os outros acham dela. Suas necessidades sociais, estima e auto realização são muito baixas e quase inexistentes. Não desenvolvem capacidade para ganhar tão pouco utilizar dinheiro. Vivem e contentam com muito pouco.

Gastador – O tipo gastador é formado pela combinação dos comportamentos: não sabe utilizar e sabe ganhar. Este perfil é caracterizado pelas pessoas que olham para fora fixadas no presente e no futuro. O que comprou ontem hoje não serve mais. Gosta de relacionar com as pessoas. É extrovertido e possui bom relacionamento com as pessoas. Possui uma grande carência de aceitação social e estima. É vaidosa gosta de se vestir bem e faz o que pode para se mostrar importante. Este tipo de comportamento leva a pessoa a utilizar o que tem e o que não tem, mas também pode desenvolver boa capacidade negocial. Encontramos pessoas que gastam muito e não ganham dinheiro, o que não significa que elas não tenham potencial e capacidade para ganhar. Fatores como saúde física e psíquica podem impedir que elas desenvolvam essa capacidade.

Seguro – Este perfil é composto pela capacidade de saber utilizar e pela incapacidade de saber ganhar.O indivíduo “seguro”, às vezes chamado “pão duro”, possui um comportamento lastreado em experiências do passado que geraram crises e que por sua vez produziram cicatrizes emocionais profundas. Crises financeiras até mesmo períodos de fome e humilhação ocorridas no passado podem ter produzidos traumas que na atualidade sustentam sentimentos de insegurança e medo. Na atualidade esses comportamentos podem tornar as pessoas mais conservadoras, procurando arriscar o mínimo, mantendo reservas financeiras abundantes. Na utilização do dinheiro compram somente o necessário e avaliam e comparam preços antes de realizar uma compra. Indevidamente costumam abrir mão da qualidade em detrimento do preço. Lembramos que o mais caro é o barato que não atende o propósito do produto ou serviço adquirido. A insegurança e o medo de arriscar compromete a capacidade para experimentar novas formas de ganhar dinheiro. A introversão reduz o nível de socialização reduzindo a possibilidade de identificar novas oportunidades de trabalho e negócio

Investidor – O investidor sabe ganhar e sabe utilizar dinheiro. Apresenta um perfil de quem olha para frente e enxerga o futuro. Possui uma boa rede de relacionamento. É honesto, sério e confiável. Quem não tem esse perfil faz negócio uma vez só. Assume risco nos negócios, mas não corre risco. Quem corre risco não tem condição de assumir a consequência dos negócios que não deram certo.

A forma de utilizar e ganhar do “investidor” é diferente da forma utilizada pelos demais tipos. Ele ganha não somente trabalhando ou produzindo mais principalmente pela capacidade de formar uma carteira de ativos. Chamamos “ativos” o conjunto de bens materiais ou financeiros que geram rendas. Diferentemente dos “ativos”, o patrimônio é formado por bens móveis e imóveis que não geram rendas, mas sim despesas com a sua manutenção, como é o caso de alguns automóveis, terrenos, etc. Um mesmo bem pode ser somente um patrimônio, mas pode também ser um “ativo”. O que diferencia um do outro é o fato de gerar despesa ou renda.

Ele possui excelente capacidade negocial. Ganha dinheiro aproveitando as oportunidades de negócio que geram ganhos expressivos em curto espaço de tempo. Mantém uma reserva de dinheiro aplicada em curto prazo de forma a gerar crédito que lhe permite obter empréstimo duas a três vezes maiores que sua reserva financeira. Essa estratégia possibilita fazer negócio de curto prazo sem utilizar sua reserva financeira. Seu gasto é controlado. Compra à vista se obtém descontos expressivos. Utiliza os recursos das instituições financeiras a custo baixo para investir na sua carteira de “ativos”. Somente utiliza parte das rendas geradas pela sua carteira de “ativos” Não depende do trabalho para viver.

O grande segredo da gestão financeira é utilizar somente parte do que se ganha e não comprometer-se sem reserva suficiente.

Jessé R. Diniz

Anúncios

3 thoughts on “Como gerir suas finanças

  1. Pingback: VALORES E PRINCÍPIOS: Na prática, como devo lidar com o dinheiro e evitar o consumismo? | dianasaid.com

  2. Diana, a estratégia que eu uso contra o consumismo é de “minimizar a exposição ao risco”. Quem frequenta centros comerciais ou shopping centers, por exemplo, acaba caindo na tentação de comprar algo que não precisava tanto. Morando onde eu moro, isso acaba sendo meio forçado. Foi assim que eu adquiri esta percepção. Não sinto falta do que não vejo. Espero que tenha contribuído respondendo uma parte da sua pergunta. Abraços, Ana.

  3. Eu concordo com aa dicas da Ana Cristina e uma forma que costumo adotar também é uma planilha semestral e anual de gastos. Nessa planilha, faço todos os meus lançamentos (receitas e despesas). Ao visualizar o que você pagará nos meses seguintes, você evita de gastar o que não tem, pois saberá que o orçamento estará comprometido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s